top of page

Terapia de Equilíbrio Físico-Emocional

   Quiropraxia/Osteopatia

A Pesquisa Nacional da Saúde, publicada no final de 2014, concluiu que 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas na coluna, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas. Os problemas localizados na região da lombar são os mais comuns e englobam 21% das mulheres e 15% dos homens. Se os dados forem filtrados por idade, as doenças crônicas na coluna atingem 8,7% das pessoas de 18 a 29 anos e 26,6% das pessoas acima dos 40 anos. Já no caso dos idosos, esse número sobe para 28,9%.

​

​

O que tem hérnia de disco, artrose, artrite, enxaqueca, ciática, nevralgia, torcicolo, e bursite em comum? Dor!  Dor... dor... dor… a dor interfere em tudo que fazemos. A dor abala o nosso sistema físico e emocional. 
O que é Quiropraxia?

 

Mundialmente a quiropraxia é uma disciplina prática de cuidados de saúde, não invasiva e baseada em evidências, que se concentra no sistema músculo-esquelético. Os quiropraxistas,  como especificamente o MestreSammy, pratica principalmente o uso de suas mãos, fornecendo ajuda aos distúrbios relacionados à coluna vertebral, pelve, sistema nervoso e articulações.

 

MestreSammy usa uma combinação de tratamentos, dependendo das necessidades específicas do paciente individual. Depois de fazer uma avaliação, o quiropraxistas pode desenvolver plano abrangente de gerenciamento, recomendar o exercício terapêutico e outras terapias não-invasivas, e fornecer aconselhamento nutricional, dietético e de estilo de vida. Uma das terapias mais comuns que um quiroprático usa é a terapia manipuladora espinhal, que pode incluir uma variedade de técnicas de ajuste.

 

Treinamento específico permite que o quiropraxista proporcione ajustes nas vértebras da coluna vertebral, corrigindo o movimento da articulação para restaurar o movimento adequado e melhorar a função. Para muitas condições, como a dor lombar, o tratamento quiroprático é o principal método de ajuda para milhões de pessoas no mundo inteiro. Onde outras condições existem, o quiropraxista pode complementar ou apoiar o tratamento médico ou outro, aliviando os aspectos músculo-esqueléticos associados à condição.

​

Os muitos benefícios do tratamento quiroprático para pacientes com dor:

 

1. O tratamento quiroprático proporciona um poderoso alívio da dor. Alguns estudos descobriram que o tratamento quiroprático pode reduzir a dor ainda mais eficazmente do que os medicamentos. Um estudo em 2012 descobriu que a manipulação da coluna vertebral foi mais efetiva do que a medicação para dor de garganta aguda. Um estudo anterior em 2013 descobriu que não só os pacientes com dor de garganta apresentaram melhorias mais rápidas com tratamentos de quiropraxia, mas também que pagaram menos pelo tratamento geral.

 

2. O foco é na causa da dor, não os sintomas. O tratamento quiroprático não pode curar tudo. Em muitos casos, porém, pode reverter a causa de algumas das suas dores. Se o seu pescoço está fora de alinhamento, tomar um analgésico irá tratar os sintomas - mas ver um quiroprático pode corrigir a causa da dor. Eles olham especificamente para o sistema nervoso do corpo. Este sistema controla tudo, desde respostas reflexivas como a respiração para cada movimento que fazemos. Uma vez que os nervos correm pela espinha e irradiam pelo corpo, os quiropráticos acreditam que a saúde da coluna é tudo.

 

3. Gerenciamento da dor sem drogas. Os pacientes com dor tendem a estar muito familiarizados com os medicamentos contra a dor, tanto prescritos como ou sem receita médica, mas os ajustes da quiropraxia podem fornecer alívio da dor totalmente livre de drogas. É uma ótima opção para qualquer pessoa interessada em reduzir o uso de medicamentos. Os quiropraxistas utilizam esta abordagem livre de drogas (não são médicos), pois tratam todo o corpo como um sistema holístico, concentrando-se menos nos sintomas e mais na manutenção de um corpo saudável. É o alicerce da sua abordagem ao atendimento do paciente. 

​

4. Ela complementa outros tratamentos para dor.  Manejar o desconforto como um paciente com dor crônica geralmente significa utilizar uma variedade de terapias diferentes, como blocos nervosos, medicamentos orais ou Terapia Neuro-muscular praticada pelo MestreSammy. Como o tratamento quiroprático é livre de drogas, ele pode ser usado em conjunto com quase qualquer outra terapia (embora seja sempre importante garantir que toda a equipe de saúde esteja ciente de todos os outros tratamentos).

 

5. Quiropraxistas fornecem mais uma ferramenta de gerenciamento de dor. Quando você vive com dor regularmente, é importante ter um arsenal de ferramentas para gerenciar essa dor. O cuidado quiroprático sozinho não pode gerir a condição de dor, mas oferece mais uma maneira de reduzir ou eliminar sua dor.

 

6. Você pode encontrar tratamentos personalizáveis. Os MestreSammy têm muitas técnicas e ferramentas diferentes à sua disposição. Se você tem problemas de mobilidade ou uma parte dolorosa do corpo, informe o MestreSammy. Ele provavelmente poderá encontrar uma maneira de resolver o problema. Isso pode ser feito por tabelas que são modificadas para formas ou tamanhos específicos do corpo, ou ferramentas que podem suavizar os ajustes da quiropraxia.

 

7. O tratamento quiroprático é de baixo risco. O efeito colateral mais comum do ajuste da quiropraxia é um pouco de dor ou dificuldade no local do ajuste. A Clínica Mayo também observa que alguns pacientes podem sofrer fadiga ou dor de cabeça após ter recebido cuidados quiropáticos.

​

8. Tratamento de quiropraxia para dor nas costas e pescoço funciona.  Grande parte da pesquisa por trás dos benefícios do tratamento quiroprático gera em torno de como ele pode ajudar com dor nas costas ou no pescoço. E, embora possa ajudar com muitas outras condições, esta é certamente uma das suas maiores vantagens, uma vez que milhões sofrem com estas duas condições. 

 

9. Você pode encontrar ajuda para condições crônicas, como fibromialgia.  Muitos pacientes com dor lutam com condições crônicas difíceis de tratar e invisíveis, como fibromialgia ou síndrome de fadiga crônica. Os ajustes da quiropraxia podem ajudar a aliviar os sintomas associados a esses sintomas.

 

10. Quiroprática oferece opções para pacientes com câncer.  Alguns pacientes com câncer experimentam neuropatia periférica, dores e dores no pescoço e / ou costas, tensão muscular, dores de cabeça ou dificuldade em andar. A quiropraxia pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a mobilidade, flexibilidade, força e função, além de ajudar a melhorar o bem-estar geral.

 

11. Quiropraxistas podem prevenir a disfunção articular.  Disfunções articulares na coluna pode eventualmente levar a sintomas em outras partes ou articulações do corpo também. Estes sintomas são a única forma de seu corpo de deixar você saber que algo está errado. Infelizmente, a ausência de dor não é uma indicação de saúde. No momento em que a dor e os sintomas aparecem, o problema pode ter estado presente por meses, mesmo anos. 

​

12. Mulheres grávidas usam quiropraxia para alívio da dor.  O tratamento quiroprático pode ter muitos benefícios para as mulheres grávidas. 

 

13. O tratamento quiroprático é uma opção de tratamento não-invasiva.  O tratamento quiroprático baseia-se na aplicação direcionada de pressão ou movimento. Um dos melhores benefícios do tratamento quiroprático é que os tratamentos geralmente são bastante rápidos e você pode sair quase imediatamente depois.

 

14. Você pode melhorar sua postura.  Pacientes com dor com dor nas costas podem encontrar-se curvados ou inclinados para o lado. Ajustes quiropráticos podem ajudar a corrigir os problemas dolorosos, levando a uma postura muito melhor.  Muitas pessoas desenvolvem problemas no pescoço mais jovens do que nunca, devido à sua posição constante sentada na frente de uma tela de computador ou curvada por um telefone ou o peso de uma mochila. 

 

15. Cuidados quiropráticos são cuidados preventivos.  Quando a medula espinhal está desalinhada, pode levar a rigidez muscular ou dor, nervos comprimidos ou outros problemas. Ir para um quiroprático regularmente pode evitar que esses problemas ocorram em primeiro lugar.

 

16. O tratamento quiroprático pode aumentar seu sistema imunológico. É verdade! A pesquisa mostra que as pessoas que se submetem a cuidados quiropráticos de longo prazo possuem sistemas imunológicos significativamente mais fortes.

 

17. Melhora a saúde mental.  Existe uma conexão clara entre as mensagens que um cérebro recebe e a saúde do corpo, por isso é lógico que os tratamentos quiropráticos tenham benefícios na área da saúde mental. Embora a pesquisa sobre os efeitos dos tratamentos quiropráticos na saúde mental seja escassa, alguns argumentam que a saúde do sistema nervoso está intrinsecamente ligada à saúde do cérebro. Pode ser que a abordagem holística e não invasiva da quiropraxia no tratamento médico seja a chave. O cuidado enfatiza uma vida saudável e equilibrada que inclui dieta e exercício adequados, bem como equilíbrio mental e clareza. A quiropraxia também reconhece o importante papel do meio ambiente nos cuidados de saúde. 

 

18. Cuidados quiropráticos reduzem o risco de depressão.  Quando a dor crônica é parte de sua vida cotidiana, não só é difícil se concentrar, mas de repente você não está mais se sentindo bem o suficiente para ser social e participar de atividades que você já adorou. Estudos demonstraram que a depressão ocorre a uma taxa de três a quatro vezes maior naqueles com dor crônica quando comparados aos seus pares mais saudáveis. O ciclo de dor crônica e depressão pode continuar, a menos que esteja quebrado. Os ajustes regulares da quiropraxia provaram diminuir dor, depressão e ansiedade e permitir uma existência mais saudável (mental e fisicamente).

​

19. Você pode encontrar um melhor humor, em geral.  O tratamento quiroprático reduz a dor e o estresse, o que, obviamente, pode melhorar o humor. Além disso, trabalhando para entender e tratar as causas profundas da dor, em vez de simplesmente tratar a sensação de dor, os quiropráticos podem descobrir claves valiosas para o tratamento da ansiedade, outra condição freqüentemente associada à dor crônica. Por exemplo, os pacientes que sofrem de transtornos de ansiedade também podem sofrer de enxaquecas e dor no maxilar. Isso pode ser um resultado direto da tensão causada por pacientes que estão curvados em uma postura "protetora". O tratamento quiroprático combinado com uma compreensão do transtorno de ansiedade pode ajudar um paciente a reconhecer os sinais de tensão e estresse, e realinhar a coluna vertebral pode ajudar o corpo a se sustentar de maneira mais saudável. Ao ajustar a coluna vertebral, a frente do tórax se abre e a paciente pode sentir uma nova sensação de confiança e menos ansiedade. 

 

20. O tratamento quiroprático pode aumentar os níveis de energia As pessoas que recebem cuidados quiropráticos geralmente relatam mais energia. É claro que o estado melhorado, o sono e o sistema imunológico provavelmente ajudam.

 

21. Os quiropráticos podem ajudar com o desempenho atlético.  Muitos atletas de topo são submetidos a cuidados quiropráticos regularmente, uma vez que os benefícios podem levar a um melhor desempenho. Metade de todas as equipes da NFL( liga profissional de futebol americano)  tem um quiropraxista na equipe. 

 

22. O MestreSammy estimula o uso de cuidados holísticos.  Como observamos, os quiropraxistas tipicamente se concentram no corpo como um todo, em vez de se concentrar apenas na coluna ou no pescoço. 

bottom of page